Marco de 25 anos de Plantio Direto é inaugurado em Quinze de Novembro

Data de publicação: 21 de fevereiro de 2020
Fotos: Marcela Prass Scheffler
Crédito da notícia: Marcela Prass Scheffler

Há mais de duas décadas, o Plantio Direto era uma proposta vista com certa desconfiança pelos produtores rurais. Mas alguns agricultores pioneiros começaram a apostar na tecnologia que hoje predomina nas propriedades e comprovadamente é a forma de manejo do solo que mais contribui para a conservação ambiental. Um destes agricultores é o engenheiro agrônomo e produtor rural Vanderlei Neu, proprietário da Granja Vânia, no interior de Quinze de Novembro.

No dia 21 de fevereiro, foi realizada a inauguração do marco de 25 anos de Plantio Direto na Palha, em um Dia de Campo que abordou tecnologia, inovações e soluções para o agronegócio, com a presença de agricultores, pesquisadores e instituições do setor. O evento, idealizado e coordenado pelo produtor e agrônomo Vanderlei, contou com a presença de mais de 150 pessoas em sua propriedade.

A programação contou com palestra conduzida pelo anfitrião do evento, abordando o histórico na implantação e evolução do Plantio Direto em sua propriedade, com a participação de pesquisadores renomados, onde foi abordado o histórico e a evolução da granja no plantio.

Após as palestras, foi realizada a inauguração do marco oficial de 25 anos de Plantio Direto na Palha, com a presença dos familiares do produtor Vanderlei Neu, apoiadores do evento e do prefeito Gustavo Stolte. Em seguida, foi feita uma dinâmica de demonstração de colheita de milho, corte da palha com rolo faca e plantio direto.

A Administração Municipal de Quinze de Novembro apoiou a realização do dia de campo da Granja Vânia, auxiliando na organização da infraestrutura para receber o público, organização e suporte ao evento, que projeta o nome do município em todo o Estado e até no País por sediar uma propriedade modelo de produtividade, manejo e preservação ambiental.