Município de Quinze de Novembro pede a colaboração da comunidade para evitar o desperdício de água

Data de publicação: 24 de março de 2020
Crédito da notícia: Marcela Prass Scheffler

O município de Quinze de Novembro enfrenta uma das mais severas secas das últimas décadas. Para agravar a situação, este período de estiagem sucede a um período de inverno que não teve elevados volumes de chuva. Em razão disso, a administração municipal, que realiza os serviços de fornecimento de água para a população, solicita que as pessoas reforcem os cuidados com a economia de água.

Segundo o coordenador da Assessoria de Manutenção Hidráulica e Elétrica, Gérico Wottrich, identifica-se muitos casos de desperdício de água, tanto na cidade como no interior. “Alguns exemplos de desperdício são: lavar calçadas e carros com a mangueira do carro ligada, utilizar a água potável para molhar a grama, ou até plantações inteiras. No período do veraneio, tivemos a informação de moradores renovavam a água das piscinas, ao invés de realizar o tratamento para aproveitar a água. Esse desperdício pode ocasionar a falta de água, como já tivemos em algumas ocasiões neste período de seca”.

A Administração Municipal de Quinze de Novembro decretou estado de emergência no dia 14 de janeiro em razão da seca. A situação de emergência foi homologada pelo Governo do Estado no dia 13 de março e agora aguarda-se a homologação por parte do governo federal.

O município investe para fornecer água de qualidade, e a população precisa colaborar para descartar a necessidade de racionamento. Confira algumas orientações importantes para economizar este recurso tão importante:

1. Tome banhos mais curtos

Além de demorar menos tempo no banho, evite deixar o chuveiro aberto enquanto se ensaboa e ligue-o apenas quando for se enxaguar. Assim, o consumo cai de uma média de 180 para 48 litros a cada banho.

1. Mantenha a torneira fechada

Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos, mantenha a torneira fechada. A economia é de 12 litros. Fique atento também se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada.

1. Cuidado com os vazamentos

Por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano. A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em uma só lavagem na máquina de lavar.

1. Atenção ao Lavar Louças

Muitas pessoas exageram no consumo de água na hora de lavar louça, seja por deixar a torneira aberta ou porque a louça está muito suja. Para evitar, retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira e mantenha-a fechada.

1. Lave a roupa com menos frequência e mais atenção

Ligue a máquina de lavar roupas apenas quando ela estiver completamente cheia; o consumo de uma máquina de cinco litros é de 135 litros a cada uso. Você também pode deixar a roupa acumular e lavar tudo de uma só vez.

1. Não utilize a mangueira

Seja para lavar o carro ou regar as plantas, não utilize a mangueira: se usada por 15 minutos, ela consome 180 litros de água. Para lavar o carro, prefira um pano úmido e balde e, para regar, um regador.