Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste   Cor Original
Notícias

Lixo Eletrônico e pneus para descarte: nova organização da coleta em Quinze de Novembro

Data de publicação: 28 de fevereiro de 2021
Créditos: Marcela Prass Scheffler

O Departamento de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, em conjunto com o Departamento de Obras, organizaram um novo sistema de recolhimento de Lixo Eletrônico a partir deste mês de março. Os resíduos eletrônicos poderão ser levados até o  Departamento de Obras, que terá um local reservado para receber este tipo de material. Importante: Como o portão do parque de máquinas estará fechado, o munícipe deverá ir até o departamento solicitar o depósito dos materiais, preenchendo uma simples ficha de protocolo para registrar o tipo de material que está sendo descartado.

O dia de recolhimento ficou definido para a primeira quarta-feira de cada mês. Neste mesmo dia, também estarão sendo recolhidos pneus para descarte junto ao Departamento.

A importância do descarte correto:

Lixo eletrônico é todo e qualquer tipo de material produzido a partir do descarte de equipamentos eletrônicos:

• eletroeletrônicos(computadores, celulares, tablets e etc);
  • eletrodomésticos(geladeiras, fogões, microondas e etc).

O lixo eletrônico abrange também os componentes como baterias e pilhas (acumuladores de energia).

O descarte INADEQUADO tem por consequência a liberação de substâncias tóxicas, contidas nos equipamentos, diretamente no solo e em águas superficiais e subterrâneas, causando contaminação destes recursos naturais.

Já o descarte correto dos pneus, além de contribuir para o meio ambiente, evita o acúmulo de água que causa a proliferação dos mosquitos causadores de doenças (como a Dengue, por exemplo). Os pneus são reciclados e podem ser utilizados na fabricação de tapetes, pisos e até asfalto.

A Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro possui convênio com empresas especializadas no recolhimento de lixo eletrônico e pneus. Faça o descarte correto e contribua para um futuro melhor para as novas gerações.

DEISS - Declaração Eletrônica de ISS

Declaração Eletrônica de ISS

NFS-e - Nota Fiscal Eletrônica

Emissão de notas fiscais eletrônicas para empresas prestadoras de serviço no município.