Prefeitura de Quinze de Novembro cria o PIC: “Programa de Incentivo ao Comércio” para auxiliar empresas afetadas pela Pandemia

Data de publicação: 7 de abril de 2021
Crédito da notícia: Marcela Prass Scheffler

Os impactos da pandemia na economia do município sempre foram uma preocupação para o poder público municipal de Quinze de Novembro. Diversas foram as atividades que tiveram de ser interrompidas, ou tiveram de cumprir restrições de atendimento ao público, a fim de atender as recomendações dos decretos estaduais e as exigências das bandeiras do modelo de distanciamento controlado do RS, visando minimizar o contágio pela covid-19.

Acompanhando de perto a preocupação dos empresários com esta situação, o prefeito Gustavo Stolte priorizou os esforços da equipe administrativa na busca de um programa para auxiliar as empresas afetadas pela pandemia. “Juntamente com o vice-prefeito Marcos Petri e o secretário de Administração e Planejamento Otto Cassol Schwingel, realizamos reuniões com representantes dos empresários, sistema bancário e de cooperativas de crédito visando encontrar uma forma de o poder público contribuir com estas empresas, até chegarmos no modelo do PIC”, destacou o prefeito Gustavo.

O PIC “PROGRAMA DE INCENTIVO AO COMÉRCIO: A QUINZE PRECISA DE TODOS” foi instituído pela Lei nº 2.429/2021, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores em sessão ordinária do dia 05 de abril. A Lei prevê o pagamento da taxa de juros em operações de microcrédito para empresas afetadas pela pandemia, como bares, restaurantes, lanchonetes, sorveteiras, campings, hotéis, empresas do ramo de eventos, decoração, salões de beleza ou similares. O valor máximo das operações de crédito é de 5 mil reais, e a Prefeitura Municipal subsidiará a taxa de juros até o valor de R$ 650,00 por empresa.

As empresas interessadas em aderir ao PIC devem se dirigir até o Departamento Municipal de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio para efetuarem cadastro. A aprovação para participação no programa será feita por comissão designada pela Administração Municipal. “O PIC é um programa inovador, que vem ao encontro da nossa busca por aproximar cada vez mais a Administração Municipal das necessidades da nossa comunidade. Os empreendedores poderão buscar crédito junto ao mercado financeiro com a taxa de juros subsidiada. Os recursos para esta dotação orçamentária do PIC foram oriundos do superávit financeiro que tivemos na última administração. Esta será uma forma de auxiliarmos importantes setores da nossa economia, que geram renda e emprego, e muitos também são fundamentais na projeção turística do nosso município nas áreas de gastronomia a lazer ”, finalizou o prefeito Gustavo.

Mais informações junto ao Departamento de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio, na rua Rui Barbosa, 753, telefone (54) 3322 1052.