Prefeitura de Quinze de Novembro investe em moderno sistema de atualização patrimonial

Data de publicação: 11 de maio de 2021
Crédito da notícia: Marcela Prass Scheffler

Com o objetivo de melhorar o gerenciamento de todos os bens de propriedade do município, proporcionando maior controle e segurança no cuidado com o patrimônio público, a Administração Municipal de Quinze de Novembro investiu em um moderno sistema de Atualização Patrimonial.

O patrimônio do município contempla desde os imóveis e veículos até os itens de trabalho do dia a dia dos servidores municipais, como computadores, mesas e cadeiras de trabalho; e equipamentos duráveis, por exemplo: itens de telefonia e informática, móveis, eletroeletrônicos, equipamentos das escolas e postos de saúde, etc. Após a compra de cada item considerado “durável”, ele deve compor o patrimônio do município, sendo identificado com uma etiqueta que destacará a sua origem, preço e destinação.

Este procedimento de patrimoniação dos bens duráveis é comum em empresas, e uma exigência legal para os órgãos públicos. Em Quinze de Novembro, existe desde a emancipação do município. No entanto, a grande inovação feita pela Administração foi implantar um sistema de gerenciamento altamente tecnológico. Todas as etiquetas de identificação do patrimônio possuem um microchip integrado com um equipamento que fica sob responsabilidade do setor de patrimônio. Ao adentrar em determinada sala de um prédio público, o equipamento indicará quais os bens que estão registrados e devem estar naquele espaço. Na falta de algum bem patrimoniado, o servidor responsável deverá indicar onde está o bem faltante. Portanto, ao trocar uma mesa de sala, os servidores devem comunicar o setor de patrimônio para que a troca seja feita no sistema. No caso de um bem patrimoniado estragar, por exemplo, um computador ou cadeira de trabalho, o item deve ser levado ao setor responsável para que seja feita a baixa no sistema e posterior encaminhamento como sucata, para leilão.

A atividade de patrimoniar todos os bens públicos com placas chipadas e sistema informatizado integrado proporciona um controle minucioso de cada item que é adquirido pela prefeitura municipal. A atividade também contempla a avaliação do estado de conservação, depreciação e valor estimado do patrimônio. Na atualização patrimonial feita, foram identificados e etiquetados 3924 itens, que equivalem a um patrimônio estimado de R$ 6.916.515,60 reais

O prefeito Gustavo Stolte destacou a importância da iniciativa. “O município de Quinze de Novembro está sendo um dos pioneiros do país na disponibilização desta solução inovadora para gerenciar o patrimônio público. O patrimônio não é simplesmente um gerenciamento interno da Prefeitura: é o recurso dos impostos pagos que está ali, aplicado para um serviço público de qualidade. Contamos com a colaboração de todos os servidores para a manutenção dos procedimentos que envolvem a atualização patrimonial, o que demonstra nossa responsabilidade sobre a administração pública que nos foi confiada pela comunidade”.