Administração Municipal participa de reunião com a Diretoria da CEEE em Salto do Jacuí

Data de publicação: 27 de maio de 2021
Crédito da notícia: Décio Roberto Rauch Junior

Durante a tarde de segunda-feira, 24, o Vice-Prefeito Municipal de Quinze de Novembro, Marcos Petri, o Secretário de Planejamento a Administração, Otto Cassol Schwingel e a Presidente do Legislativo de Quinze de Novembro, Anita Schafer, participaram de uma reunião em Salto do Jacuí com os Diretores da Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE.

A reunião foi organizada pela Diretoria da CEEE e foi conduzida pelo Diretor de Geração, Carlos Augusto Tavares de Almeida, o Diretor Administrativo, Lucio do Pradi Nunes e Mario Junior Hermes, Chefe do Departamento de Instalações do Sistema Jacuí de Geração de Energia.

Outras lideranças de munícipios banhados pela barragem participaram do encontro, que segundo a Diretoria foi organizado para explicar o baixo nível de água do reservatório, devido a várias especulações que tem surgindo nos últimos meses.

Segundo a Diretoria o baixo nível se explica por dois motivos principais, a estiagem de 2020 e a demanda de energia no sudeste. O Reservatório precisa de uma alta precipitação de chuva durante os meses de setembro e outubro para que mantenha o nível durante o verão, pois ele ainda controla o nível de outras duas barragens após a Represa de Salto do Jacuí. Como isso não aconteceu em 2020, agora os níveis estão abaixo do normal.

Além disso, a Região Sudeste do País também está sendo assolada por uma estiagem. Sendo assim, a CEEE, produz energia para aquela região, necessitando de mais água nas represas.

Os Diretores ainda salientaram que o nível da barragem é controlado pela ANEEL, que entende que o objetivo da barragem é a geração de energia, não há como manter um nível médio de água no reservatório. Os Diretores ainda esclareceram que cada munícipio que abrange o Lago do Passo Real recebe royalts sobre a produção de energia e o valor varia conforme a porcentagem de área alagada. Quinze de Novembro recebe em torno de 15% do valor distribuído entre os Munícipios.

A privatização também foi tema de debate. Segundo os Diretores até o momento não há nenhum processo de privatização da CEEE-G, sendo assim a barragem continua sendo de domínio do Estado. Caso a estatal venha a ser privatizada, a empresa que adquirir, compra apenas o direito de uso da produção de energia, ou seja, não existe possibilidade de utilizar a área para outros fins.