Vice-prefeito Marcos Petri participa de reunião com Secretária Estadual de Saúde

Data de publicação: 17 de junho de 2021
Crédito da notícia: Décio Roberto Rauch Junior

O vice-prefeito de Quinze de Novembro, Marcos Petri, participou na manhã de segunda-feira de uma reunião com a Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann. O encontro online contou com a participação de prefeitos e integrantes do comitê técnico da região covid R12, de Cruz Alta, visou buscar alternativas concretas para diminuir a transmissão do vírus.

Segundo a Secretária, “a reunião engloba o sistema 3As, com as regiões que estão em Alerta no estado”. Ela ainda salientou que a região deve diminuir o contágio do covid, através de protocolos obrigatórios mais restritivos, objetivando justamente diminuir o número de casos, a taxa de ocupação de leitos e o número de óbitos.

Para Arita Bergmann, os decretos devem devam contemplar medidas para auxiliar a economia, a educação e que salvem vidas.

Na região de Cruz Alta, houve incidência de 405 casos a cada 100 mil habitantes na última semana. É uma taxa maior que a do Estado, de 341,1 casos a cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade acumulada da região, de 13,8 a cada 100 mil habitantes na última semana, é maior que a do RS, de 7,7. A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 88,1%. Restam ainda cinco leitos livres de UTI na região.

Segundo o vice-prefeito, Marcos Petri, as lideranças regionais cobraram do governo, a destinação de mais testes para os municípios.

“Devemos continuar conscientizando e informando as pessoas. O isolamento, quando alguém positiva é essencial e deve contemplar toda a família. Pedimos ao Estado que envie um número expressivo de testes da Covid-19 para a região, para que possamos aumentar a testagem”, destacou o vice-prefeito.

Para o Governo, os municípios devem continuar respeitando a vacinação dos Covid-19 de grupos prioritários, entretanto não é vedado que cada município avalie suas prioridades, desde que peça autorização para o Estado.