Prefeito Gustavo representa região na Audiência Pública do Aço

Data de publicação: 21 de junho de 2021
Crédito da notícia: Décio Roberto Rauch Junior

Audiência examina impacto na economia gaúcha da alta do preço do açoO Prefeito Municipal de Quinze de Novembro, Gustavo Stolte, participou nessa quarta-feira (16), da Audiência Pública que examinou o impacto na economia gaúcha da elevação do preço do aço, principal matéria-prima da indústria metalomecânica e um dos principais insumos para a construção civil.

A Audiência foi proposta pelo deputado Clair Kuhn e realizada através da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Em 2021, o preço foi reajustado pelas usinas para os distribuidores em 35%, enquanto que o acumulado no ano passado chegou a 86%, afetando segmentos como produção de eletrodomésticos, implementos rodoviários e agrícolas. A instabilidade também afeta a construção civil e obras públicas.

O evento, em formato virtual, reuniu representantes do Aço Brasil (produtores brasileiros da liga metálica), Associação do Aço no Rio Grande do Sul, Anfavea, Abimac, Sinduscon e prefeituras do Estado.

Em sua manifestação, o Prefeito Gustavo Stolte, expôs preocupações com os efeitos que esse desiquilíbrio pode trazer ao mercado, dificultando o planejamento das empresas e também impactando no consumo. "Como prever aumentos significativos do custo das obras públicas em razão da alta do preço do aço?", questionou. O prefeito afirmou ainda, que a necessidade de distratos de licitações finalizadas e que em alguns casos não haverá tempo hábil para conclusão de contratos de recursos do Governo Federal.

O deputado Clair Kuhn (MDB), presidente da Frente Parlamentar da Retomada da Economia, sugeriu que a Comissão enviasse documento aos ministérios da Economia e Minas e Energia, recomendando a importação do aço com o objetivo de regular o Mercado. Também recomendou que a bancada gaúcha no Congresso Nacional realize audiência pública sobre o tema.