×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícia

Quinze de Novembro tem médio risco de infestação do mosquito da dengue, mostra LIRAa

Data de publicação: 13 de junho de 2022


Os agentes de endemias de Quinze de Novembro, juntamente das agentes de saúde, finalizaram no final do mês de março as visitas domiciliares em todos os bairros da cidade para fazer o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRAa) de 2022. Desta vez, o LIRAa registrou índice de 1,6%, representando médio risco de infestação do mosquito Aedes aegypti. O primeiro levantamento realizado no Município mostrava um índice de 0,5%.

Na região da 9ª Coordenadoria de Saúde, o risco de infestação é considerado alto. Esses índices são usados para estimar a possibilidade de ocorrer uma epidemia de Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela urbana, e ainda outras arboviroses que este vetor pode transmitir, pois quanto mais focos do mosquito for encontrado, maior é a probabilidade de a doença ocorrer de forma autóctone.

A realização do LIRAa/LIA é de fundamental para o conhecimento dos índices de infestação do mosquito, bem como servir de base para planejar ações de controle do vetor, sendo que, quando os níveis de infestação atingirem valores menores que 1%, o risco de ocorrer um surto é considerado baixo. Quando os índices estiverem entre 1% e 3,9%, o risco é considerado médio. Resultados acima de 3,9%, considera-se como risco alto a ocorrência de casos de doenças.

As visitas realizadas têm preocupado os agentes que alertam a grande quantidade de larvas presentes no Munícipio, que evidencia a importância da manutenção dos cuidados de eliminação de criadouros do mosquito.

 

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Quinze de Novembro/RS

topo