Segunda etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa

Data de publicação: 1 de novembro de 2019

No período de outubro de 2017 a junho de 2019, objetivando o adequado monitoramento e avaliação das ações, foram realizadas 12 reuniões em todo o país, juntando representantes da indústria e do setor produtivo, dos cinco blocos. Nessas oportunidades, todos os participantes puderam expor suas condições, opiniões, preocupações e propostas para a melhor condução do Plano Estratégico. Este documento busca demonstrar o cenário relativo à execução do Plano Estratégico, bem como atualizar o documento quanto às decisões e ajustes propostos pelos participantes e pela Equipe Gestora Nacional, representando assim a versão atualizada do Plano após os seus dois primeiros anos de execução.

No entanto a Inspetoria Veterinária juntamente com o Departamento Municipal de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio, informam que no dia 1º (primeiro) de novembro terá início a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul, se estendendo até 30 de novembro. Deverão ser imunizados bovinos de zero a 24 meses de idade, que no Estado somam aproximadamente cinco milhões de animais.

Sendo que a emissão de GTA para movimentação de bovídeos deverá respeitar o cumprimento dos devidos prazos, contados a partir da última vacinação contra a febre aftosa: a) 15 (quinze) dias para animais com uma vacinação; b) 07 (sete) dias para animais com duas vacinações; c) a qualquer momento após a terceira vacinação.

Para mais Informações: Daniela Avila
Médica Veterinária – CRMV/RS 09570